Saint Thomas (USVI): Nossa segunda parada no Caribe se deu nas Ilhas Virgens Americanas. Antigo refúgio de piratas nos séculos XVI e XVII, foi comprada pelos EUA durante a Primeira Grande Guerra junto a Holanda. Naquele período de conflito, os holandeses eram dominados pelos alemães e os Yankees temiam os seguidores do Kaiser tão perto deles... Fizeram preço e levaram. Paraíso do mergulho, destacam-se no arquipélago Saint Thomas, Saint John e Saint Croix. Por ser um porto livre de impostos e taxas, os preços de bebidas, perfumes e eletrônicos são ótimos.
A chegada ao porto foi logo de manhã cedo. Curtimos desde a aproximação até a atracação, feita de forma milimétrica e precisa pelo Comandante Thor. Também estavam ancorados outros dois grandes navios de cruzeiros.
Já havíamos reservado uma excursão de meio dia para mergulho numa cova de tartarugas marinhas e arraias. Embarcamos na lancha rápida SUN BLASTER, tripulada por três californianos muito bacanas. O curioso foi o banho de respingos que tomamos do porto até o ponto de mergulho, tamanha era a velocidade da lancha e as ondas que cruzamos. Alguns passageiros mais exagerados usaram até suas máscaras de mergulho...
O primeiro ponto de mergulho em Saint Thomas era de uma beleza indescritível. Mesmo com fotos é impossível transmitir a beleza daquele lugar: um azul profundo, de vários tons e transparente como uma piscina. Há uma profundidade de 10 metros, podíamos ver as tartarugas comendo no fundo do mar e em seguida subindo lentamente para seu período de respiração.
Numa dessas subidas, nosso fotógrafo marinho e segundo ele futuro Biólogo, Octávio "Wabba", registrou aquela que foi uma das principais fotos da viagem: com sua máquina aquática e sem recurso de zoom, tirou estas fotos, quase que atropelado pela distraída "turtle".
O mergulhador preparando-se para mais uma descida para o mar...
´
... para acompanhar o papai no mergulho! O segundo ponto onde mergulhamos era uma pequena barreira de corais, com uma infinadade de peixes multicoloridos e arraias nadando no fundo do mar.
Durante o mergulho da Ilza e do Octávio, uma convidada inesperada apareceu para almoçar... Era uma "Barracuda" com mais de 1 metro que o Comandante da lancha alimentava com pedaços de lula.
Pose da Mana com o capitão da lancha. Até para pilotar o barco na volta ao porto eles foram convidados.
Na volta ao porto, visitamos o centro de compras em Saint Thomas. Como lembrança das Ilhas Virgens, as crianças trouxeram uma iguana e uma tartaruga de pelúcia.
À noite desatracamos de Saint Thomas e seguimos viagem. O porto todo iluminado também foi uma imagem rara e belíssima. Próxima parada: Saint Maarten!