No feriado de 20 de setembro, combinamos com os amigos da próxima viagem de férias (surpresa...) um "evento teste" para o grupo: fomos de Kombi conhecer a região vinícola dos Altos Montes em Flores da Cunha/RS. Situada em um ponto típico da serra gaúcha, a região é a maior produtora de vinhos do Brasil.
Saímos da Porto Alegre (Dô, Ilza, Octávio, Victória, Vargas, Carol e Fernanda) e fomos encontrar os amigos Cléo, Carol e Rafael que já estavam na serra nos aguardando.
Nossa primeira parada foi na pequena Otávio Rocha, terra natal da Carol e distrito de Flores da Cunha. Lá, em função da chuva, o "city tour" foi somente na Kombi mesmo.
Nossa Senhora da Uva
Depois de almoçarmos em Otávio Rocha, fomos para nossa primeira visita: Vinícola VALDEMIZ.
Portal da Vinícola Valdemiz. Como a Carol trabalhou aqui por 03 anos, ela mesma nos guiou na visitação. Foi muito legal ouvir todas as suas explicações e dicas.
Os tanques de fermentação do mosto.
A Cave da Valdemiz
Degustação de sucos, vinhos e espumantes.
A "sabrage" de espumantes.
Nossa segunda vinícola visitada foi a SALVADOR. Aqui fomos recebidos pelo simpático proprietário, Sr. Salvador, que ficou impressionado com os conhecimentos do Octávio em Dionísio e Baco, retratados abaixo no salão da vinícola.
Nas fotos abaixo, registramos nossa presença numa antiga "pileta", local de concreto, pedra e ferro onde antigamente o vinho era armazenado. Com a evolução, hoje são utilizados tanques em aço inoxidável, com pressão e temperaturas controlados.
A Cave da Vinícola Salvador.
Degustação e brindes com espumantes. Aqui fomos ensinados por nossa Enóloga particular Carol Dani, quanto aos métodos utilizados na fabricação de espumantes: o "Champenoise" ou método tradicional, onde a segunda fermentação ocorre na própria garrafa e o "Charmat", método mais econômico, onde a segunda fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável.
Enquanto isso, sob os olhares de Dionísio ao fundo...
Nos hospedados no "HILTON" de Flores da Cunha: o Fiorio Hotel. Um agradável e simpático hotel com tudo que se precisa para uma boa estada. Vale como indicação para quem visitar a região.
Para não fugirmos à regra numa região de colonização italiana, à noite fomos para as PIZZAS. Um rodízio saboroso em Caxias do Sul, com várias opções para todos os gostos. Terminamos nosso primeiro dia em grande estilo!
Na manhã seguinte, saímos para conhecer Flores da Cunha e seus arredores, o que mais uma vez foi prejudicado pela chuva.
No alto da cidade ficam os pavilhões da "Feira da Vindima" que acontece na cidade de quatro em quatro anos e de onde se tem esta vista geral da cidade.
Também ali existe o curioso monumento do GALO... Ele existe em função de uma história bastante peculiar. Conta-se que certo dia um mágico chegou à cidade anunciando um show de ilusionismo sem igual. Com a plateia lotada e bilheteria garantida, anunciou que cortaria a cabeça de um galo e o faria voltar a viver em seguida. Sob o olhar pasmo da cidade, disse que iria somente buscar seu pó mágico e logo voltaria. Fugiu com o dinheiro de todos sem nunca mais aparecer na região. Durante muito anos os habitantes de Flores foram motivo de piada na região, principalmente do caxienses. Até que resolveram encarar o fato como algo típico da cidade. Hoje a cidade é conhecida como a "Terra do Galo".
Conhecemos também no centro da cidade, o castelo onde mora Lourenço Castellan, dono da empresa "Móveis Florense". Vimos Ferrari, Audi e Lamborghini na garagem...
Na sequência seguimos em direção a Nova Pádua, cidade conhecida como "Pequeno Paraíso Italiano" e onde iríamos almoçar. No caminho visitamos nossa terceira vinícola: VIAPIANA.
E a galera da Kombi desembarcou na VIAPIANA estacionando ao lado de uma flamante Mercedes...
As velhas pipas de carvalho para fermentação.
A Cave da Viapiana
Chamou-nos a atenção o interesse e envolvimento dos baixinhos em todas as visitas. Acima, atentos às explicações do Cassio e Carol.
Brindes e degustação de ÁGUA MINERAL!
Um futuro grande enólogo em ação: tanino e gosto de pimentão...
Momento natureza de nossa viagem: uma mamãe Quero-Quero abriga dois filhotes embaixo dela e chama o outro insistentemente...
Os parreirais a caminho de Nova Pádua. Cenário de filme italiano.
Portal de entrada em NOVA PÁDUA.
Igreja Matriz de Nova Pádua.
Nosso "Kombi Driver" em ação.
Nota: o Dô conseguiu dirigir a Kombi por poucos minutos até o monumento do GALO. Depois teve a chave tomada. Muito lento na direção...
Nosso almoço foi no "Restaurante Belvedere Sonda" em Nova Pádua. Além de um autêntico e saboroso almoço italiano, ficamos impressionados com o Vale do Rio das Antas, ali ao alcance dos nossos olhos: destaque para o rio, barragem, corredeiras e cascatas. Uma visão impressionante e belíssima! Que Grand Canion e Rio Colorado, que nada...
Na foto abaixo a adorável família da Carol que almoçou conosco no Belvedere Sonda, com direito ao "Biso e Bisa" do Rafa, assim como a tia. O Sr. Darci e Sra. Vania foram uns amores e nos receberam muito bem. Agradecemos pelo seu carinho, atenção e hospitalidade.
As belas da tarde...
Nossa última e mais esperada visita foi na "Vinícola Luís Argenta". Eleita uma das 10 melhores vinícolas do mundo, encontra-se numa área quase que no centro de Flores da Cunha e ostenta vários prêmios entre vinhos, espumantes e design de garrafas.