segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Irvine, Balboa Island e San Diego, USA (2014)

Dia 26/01, aniversário do Dô, tiramos para conhecer algumas cidades ao sul de Los Angeles. Começamos visitando o campus da Universidade da Califórnia em Irvine, onde o Dô fez seu MBA em 2004.

Em seguida fomos para Balboa Island, ilha-balneário próxima a Newport Beach, com suas ruas decoradas e absurdamente limpas. Caminhamos e curtimos durante horas este clima pacato e hospitaleiro...

Em função de um acidente na Pacific Highway que bloqueou a estrada por horas, tivemos de fazer um desvio para chegar em San Diego já no final da tarde. Como compensação fomos brindados por um arco íris maravilhoso...

Ao chegar em San Diego, seguimos direto para OLD TOWN, centro histórico da cidade que preserva a cultura e colonização mexicana.

Depois seguimos de carro para San Diego Downtown e Seaport Villgae, que já encontramos fechado. Um dos lugares que também estava em nosso roteiro e que infelizmente ficou para a próxima viagem, foi o USS MIDWAY. Porta aviões americano que participou de 04 guerras (2ª Grande Guerra, Coréia, Vietnã e Golfo), hoje é um museu visitadíssimo na cidade. Registramos apenas algumas fotos para marcar nossa presença.

Uma bela praça, anexa ao porta aviões, também é digna de registro e comentários. Simbolizada por meio de estátuas de bronze, registra-se o trabalho do comediante Bob Hope que durante a 2ª Grande Guerra, viajava pelo teatro de operações animando e elevando o moral das tropas americanas nas frentes da Europa e Pacífico.

Outro detalhe imponente da praça é o monumento do "Beijo do Marinheiro", célebre foto tirada em New York no Times Square, quando anunciou-se o fim da 2ª Grande Guerra. Emocionados pela situação, um marinheiro e uma enfermeira eternizaram o beijo e depois nunca mais se encontraram...
Arranjamos um jeito de imitá-los e registrar também nossas performances.

Nota dos autores do BLOG: no dia 13/03 morreu aos 86 anos Glenn Mcduffie, o marinheiro que em 1945 eternizou este beijo. E nem sabíamos que ele ainda estava vivo. Segue link com reportagem.

Glenn McDuffie posa em 2007 com fotos da época em que serviu na Marinha dos EUA e do famoso beijo (Foto: Pat Sullivan/AP/Arquivo)

Morre 'beijoqueiro' de foto do fim da 2ª Guerra (Alfred Eisenstaedt/Westlicht Auction)

Encerramos a noite comemorando o niver do Dô no "JOE CRABS", cozinha americana voltada para os frutos do mar, especializada em caranguejo. Este ninguém encarou...