quarta-feira, 5 de março de 2014

Napa Valley e Sonoma - USA (2014)







No caminho entre Lake Tahoe e San Francisco, conhecemos aquela que é a principal região vinícola da américa do norte: Napa Valley. Formada por uma série de pequenas e aconchegantes cidades, optamos por conhecer e degustar seus vinhos e produtos em duas delas,  NAPA e SONOMA.


 




A região tem cerca de 150 vinícolas, segundo o "Instituto do Vinho da Califórnia" e boa parte produz excelentes Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot e Pinot Noir. Apesar da fama dessas variedades, outros tipos de uva começam a ganhar espaço na região, como Cabernet Franc, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Syrah e Zinfandel.
 
 





 
 
Napa Valley welcome sign.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
Em Napa City, buscamos um bom restaurante com uma boa carne para experimentar os vinhos californianos. Nos agradamos de um local muito pitoresco e que fazia degustações em seu bar. 
 
 
 
 
Nossa sommelier em ação: Dra. Carol Dani aprovou o Pinot Noir de Napa, classificando-o como "mais leve e menos encorpado" que os vinhos da serra gaúcha. 
 



Nosso aprendiz de sommelier...





Poses para fotos de todos no bar de degustação dos vinhos. Assim como em outros lugares que conhecemos nesta viagem, lembramos de vários filmes. Aqui foi a vez de "Sideways".


 















 
Terminado nosso excelente almoço em Napa, rumamos para Sonoma. Lá nos dedicamos a passear pelo centro histórico da cidade, fazer degustações e comprar artigos locais para cozinha.
 


 
A República da Califórnia, também chamada de "República da Bandeira do Urso", foi o resultado de uma revolta desencadeada por norte americanos na cidade de SONOMA em 14 de junho de 1846 contra as autoridades do Governo Mexicano. Durando menos de um mês, acabou por tornar-se no atual estado americano da Califórnia.





Um grupo de 33 homens armados tomou o centro da cidade de SONOMA, invadiu o quartel da guarnição mexicana (Presídio de Sonoma) e içou a bandeira com um urso e uma estrela (The Bear Flag) para simbolizar o nascimento de uma nova república, independente do México.
 
 
 
Reprodução da "Bear Flag" no museu do "Presídio de Sonoma.
 
 



Pela época (1846) e características da revolta (separatista), achamos uma similaridade muito grande com a Revolução Farroupilha. Nos sentimos praticamente em casa, tchê!




Alojamento dos soldados do "Presídio de Sonoma".






 
Praça central de uma charmosa cidade.
 



Garotos propaganda do TEVAH


 
 
 
Wine Lovers Tasting: aqui a Dra. Carol fez mais algumas degustações e destacou a uva "Zinfandel", cultura típica da região. Compramos algumas garrafas da Vinícola Coppola, dele mesmo, o cineasta.
 
 
 



 
 
 
 
 

 

Um comentário:

Aline Rosa disse...

A região do Napa é realmente encantadora! Ai que saudade de um cabernet californiano :)

Postar um comentário